Assador Lookal

Carnes com sabor a América do Sul

\\ Texto Andreia Filipa Ferreira
\\ Fotografia Manuel Teixeira

Quem passeia pela Avenida Murtala Mohamed, na Ilha do Cabo, certamente já reconhece a assinatura Lookal. Com serviços diversificados e de qualidade, o Lookal acrescentou agora um novo espaço à sua lista. Depois do sucesso alcançado com o entretenimento noturno no Lookal Ocean Club e com os apetitosos mariscos no Lookal Mar, chegou a altura das carnes terem um Lookal só seu. Chama-se Assador Lookal e traz a genuína tradição gaúcha a Luanda. Com os típicos assadores "fogo de chão" da América do Sul, visíveis a quem passa na rua graças ao vidro que decora o exterior, este novo conceito deixa uma promessa logo à partida: servir a melhor carne de Angola.

Com os típicos assadores "fogo de chão" da América do Sul, o Assador Lookal é o espaço perfeito para os amantes da carne.    

Num ambiente rústico mas moderno, com a madeira a predominar nos elementos decorativos, o espaço é bastante amplo e permite manter os fornos onde a carne é preparada no campo de visão. Lá fora, a vista para o mar e a brisa amena da Ilha compõem a esplanada.
Antes de saborear as carnes suculentas, o barman seduz com os cocktails aperitivos. E eis que chega o motivo da visita. Assada ou grelhada, com acompanhamentos deliciosos e iguarias com sabor intenso, as carnes do Lookal proporcionam «uma experiência bem diferente daquilo que as pessoas estão habituadas». As palavras são de Mário Duarte, o gerente do restaurante, que não podia estar mais satisfeito com a adesão dos angolanos ao novo espaço do grupo. «Temos muita procura. Eu diria que servimos uma média de 300 refeições, tanto ao almoço como ao jantar», revela. Sem mãos a medir ficam os 40 funcionários, em cada turno, que este Lookal alberga. Mesmo atarefados, a simpatia e profissionalismo é pormenor que aqui não falta.
Com uma variedade imensa de pratos, todos de carne e com uma apresentação requintada, o difícil é escolher. No momento de optar, pedimos ajuda a um dos chefs de cozinha que faz das carnes do Lookal um verdadeiro manjar dos deuses, o chef Rubem Chiribao. Com 33 anos de experiência e vindo diretamente do Uruguai para abraçar este projeto, o chef Rubem fala de carne com uma sabedoria que não deixa dúvidas de que vamos ser bem servidos. «Temos uma variedade distinta de pratos e aplicamos cortes de carne que muitos aqui em Angola não conhecem. São formas de preparar a carne muito típicas na Argentina, Brasil ou Uruguai», explica. No menu de especialidades encontramos autênticos rodízios com chuletón, cochinillo de Segovia, costeleta de rack à la francesa, ojo de bife, costeletas de cordeiro, leitão, cabrito ou ainda picanha. A acompanhar as melhores carnes, o Assador Lookal tem à disposição uma diversa gama de vinhos. No final da refeição, o agradável corta-sabores prepara-o para degustar as sobremesas. E no que toca às sobremesas, o problema da escolha mantém-se: pudim, gelatina, doce de leite, panquecas, crepes, mousse ou gelados?! Independentemente da decisão que se tome, há sempre uma certeza no momento de saída - a vontade de lá voltar.

PARTILHAR O ARTIGO \\