Ilha de Luanda

Traçar uma Nova Paisagem


\\ Fotografia Manuel Teixeira

Caótica e desorganizada eram alguns dos adjetivos que caracterizaram a zona da Ilha e Floresta de Luanda nos últimos anos. Consciente dos problemas que preocupam os habitantes, como os difíceis acessos, a falta de higiene e a construção ilegítima, o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, criou uma Comissão de Coordenação de Requalificação da Ilha e Floresta de Luanda, que já começou a trabalhar, nomeadamente na reabilitação do passeio da marginal. No topo das prioridades estão projetos de energia, água e saneamento. 

 

Criada para preparar um plano que adapte o processo de urbanização à legislação ambiental e aos padrões arquitectónicos e paisagísticos, a Comissão tem proposto soluções para um desenvolvimento harmonioso do espaço e uma variedade na oferta turística.

Integrada por uma vasta lista de nomes, a Comissão pretende requalificar os sete quilómetros da via principal da Ilha de Luanda, sendo que os trabalhos já começaram e têm vindo a melhorar a aparência da ilha.

Para além de alargar a oferta a nível de restauração nesse percurso, o plano traça uma melhoria das faixas de rodagem e dos estacionamentos, a criação de um separador central, um passeio, um espaço para praticar desportos na praia e um reforço na segurança através de postos salva-vidas e unidades de polícia.

A Floresta da Ilha, que sofria com a falta de manutenção e a ocupação desgovernada, será também revitalizada.    

A Floresta da Ilha, que até aqui sofria com a falta de manutenção e a ocupação desgovernada que levou à extinção das árvores, será também revitalizada: instalar áreas infantis, campos de jogos, mobiliário para ginástica e reflorestar a zona com uma alameda de palmeiras até à praia e um viveiro de plantas nativas, este último trabalho já começado por Aurora Sapalo [ver reportagem nesta revista], são alguns dos objetivos, sendo que o principal deles será tornar a Ilha de Luanda num dos locais mais bonitos e agradáveis da cidade.

PARTILHAR O ARTIGO \\