Villas&Golfe Angola
· Golfe · · T. Maria Cruz

Oporto Golf Club

Uma história que se perpetuou

PMMEDIA Pub.
O golfe é uma daquelas paixões que se enraíza na vida de todos os amantes da modalidade. Depois de apaixonado, nada o fará voltar atrás. E é sobre esta paixão que lhe vamos falar. A história do Oporto Golf Club já leva mais de 120 anos. Falamos do clube de golfe mais antigo da Península Ibérica, fundado em 1890 por ingleses radicados na cidade do Porto, com negócios no ramo do Vinho do Porto, e é um dos primeiros da Europa Continental. 
Com uma história ininterrupta dedicada ao golfe, por onde passaram ilustres jogadores internacionais, foi também ali que muitos dos rostos nacionais do golfe deram os seus primeiros passos, levando, mais tarde, as cores de Portugal às mais desafiantes competições. 
A história é longa, ainda que a mesma tenha iniciado com cerca de 25 sócios, mas vamos começar pelo nome. O clube era conhecido como o Oporto Niblicks – nome com origem no taco mais utilizado, por se tratar de um campo quase todo em areia. Dez anos mais tarde, em 1900, contruiu-se um novo campo, nove buracos, um pouco mais a sul do campo original. Por essa altura, deixou de ser integralmente em areia e passou a designar-se Oporto Golf Club. Um ano depois, construiu-se a Clubhouse. 20 anos depois, foi aceite o primeiro sócio português, Fernando Nicolau de Almeida. Em 1932, foi revogada a interdição das senhoras serem sócias do clube. A 18 de março de 1934, deu-se a inauguração do novo percurso do golfe, fazendo com que passasse a existir em Portugal o primeiro campo de 18 buracos. Em 1980, passou ao estatuto de instituição de utilidade pública, o que lhe conferiu, a 04 de maio de 1990, o título Membro Honorário da Ordem de Mérito, através de Sua Excelência o Presidente da República, Mário Soares.

O campo original foi chamado de «St. Skeff Links», em homenagem ao seu primeiro Presidente
Com o passar dos anos, o campo foi sofrendo alterações, desde melhorias nos fairways e construção de dois novos greens, um dos quais com autoria do Arquiteto Mackenzie Ross. Também o buraco 1, dividido pela estrada e pela linha de caminhos de ferro existente no local, foi modificado em 1964, pelo Arquiteto Frank Pennink. E, em 1978, foi concebido um novo layout, tendo-se alterado os percursos e construído um driving range e uma nova Clubhouse, ainda que mantendo sempre as características de um links. Atualmente, o campo é Par 71.
Nos últimos anos, a aposta passou por cativar as camadas mais jovens, por isso, a criação do percurso de seis buracos de pitch and putt, desenhado pelo Arquiteto Jorge Santana da Silva, tem sido uma das atrações do clube.
Em breves linhas, nomeamos algumas das taças mais antigas do clube: Taça Skeffington, 1891; Taça Dockery, 1914; Taça Kendall, 1927; Taça Rabbit Box, 1932; Taça Tait, 1932; Taça dos Portugueses, 1935. A taça mais disputada em todo o mundo é a Taça Skeffington, que era o nome do primeiro presidente deste clube. Esta competição, criada em 1891, é aberta a todos os jogadores de todos os clubes filiados na Federação Portuguesa de Golfe.
Pelo clube já passaram 20 presidentes, entre ingleses e portugueses, sendo o último o empresário Manuel Soares Violas, que desde 2005 assume o papel.
Se o golfe é uma das suas paixões convidamo-lo a dar uma volta pelos recantos desta história, onde a brisa do mar o levará a viajar no tempo, entre tacadas carregadas de memórias de todos os que já tiveram o privilégio de pisar o verde deste campo. 
Maria Cruz
T. Maria Cruz