Villas&Golfe Angola
· City Break ·

Luxemburgo

No coração da Europa

PMMEDIA Pub.
Um país multicultural e moderno. Pequeno, em tamanho, mas grande em diversidade geográfica. Luxemburgo conta com uma história milenar e, por isso, tem quatro indicações na lista do Património Mundial da UNESCO. Cobrindo uma área de 2586 km2, o grão-ducado tem muitos segredos a revelar e recantos para se perder.
Para explorar a cidade, o melhor é optar por andar a pé. E comecemos pelo Centro Histórico, marcado por uma topografia binária (a cidade alta e a cidade baixa), onde poderá passear junto às impressionantes muralhas e galerias subterrâneas, antes de visitar o Palácio.
Por sua vez, o bairro europeu contrasta pelas construções mais recentes, incluindo a notável Philharmonie e o Museu de Arte Contemporânea Mudam, assinado por IM Pei.Pelas suas peculiaridades geológicas, o país apresenta paisagens muito diversas, dentro de uma área muito pequena. Existem ravinas cobertas por florestas nas Ardenas de Luxemburgo; estranhas formações rochosas na região de Mullerthal, também conhecida como Pequena Suíça de Luxemburgo; vinhedos idílicos em Mosela; paisagens encantadoras de prados a oeste, em Guttland; e antigos locais de mineração de ferro no sul, conhecido como o País da Terra Vermelha ou Minett.

Ocupa o primeiro lugar na lista de 221 cidades mais seguras do mundo

As fortalezas e castelos renovados brilham com uma aura ancestral. Pela beleza do património que guardam entre as muralhas e também pelas magníficas paisagens que os rodeiam. Ao norte, a fortaleza de Vianden é uma das mais populares e notáveis.
O grão-ducado tem ainda uma das redes de trilhos certificadas mais densas da Europa. Caminhos esses que cruzam paisagens de tirar o fôlego, vales, florestas, campos e prados, e correm ao lado de cachoeiras e rios.
Recorde-se que Luxemburgo é um dos países mais pequenos da Europa, com uma população de pouco mais de 625 mil habitantes, 48% dos quais oriundos de outras nacionalidades. Como monarquia parlamentar, este estado independente é chefiado por um grão-duque. O único grão-ducado do mundo, fazendo fronteira com a Bélgica, a Alemanha e a França. E por falar nisso, o acordo de Schengen (que elimina o controlo de pessoas nas fronteiras) leva o nome de uma pequena aldeia vitícola localizada em Mosela, onde foi assinado em 1985.

Desde 2020, os transportes públicos são gratuitos em todo o território

A cidade de Luxemburgo (capital) tem uma longa história que remonta ao ano 963 e ocupa o primeiro lugar na lista de 221 cidades mais seguras do mundo (segundo o ranking Mercer de 2019). Sendo um dos membros fundadores da União Europeia, e um dos três locais de tomada de decisão da UE, o país onde são faladas, oficialmente, três línguas (luxemburguês, francês e alemão), tem ali sediadas várias instituições.
O Luxairport fica a apenas dez minutos de carro do centro. E, desde 2020, os transportes públicos são gratuitos em todo o território. O grão-ducado é também o país do mundo com mais restaurantes com estrelas Michelinper capita.