Villas&Golfe Angola
· City break · · T. Filomena Abreu · F. Direitos Reservados

Porto Santo

Pedaço de ouro no Atlântico

PMMEDIA Pub.
Reza a lenda que, em 1418, após enfrentarem uma grande tempestade marítima, os navegadores Tristão Vaz, João Gonçalves Zarco e Bartolomeu Perestrelo encontraram uma ilha onde puderam abrigar-se. O nome «Porto Santo» foi-lhe assim dado por gratidão. Mas em registos históricos anteriores à chegada dos portugueses, que datam de 1370, já era atribuído àquele local a mesma denominação, por motivo idêntico.
Situada em pleno oceano Atlântico, esta é a ilha habitada mais pequena do arquipélago da Madeira. Dista 500 km de África, 900 km da Europa (fica a uma hora e meia de voo de Lisboa), está a 1300 km dos Açores e somente a 50 km da Madeira, da qual não podia ser mais diferente paisagisticamente. Com aproximadamente 42 km² de superfície (11,4 de comprimento e seis de largura), tem uma configuração pouco montanhosa. Ainda assim, as elevações existentes são, sobretudo, mais notórias a norte, com destaque para o Pico do Facho, cujo cume não excede os 517 metros.
No Porto Santo, o dourado é a cor dominante. Desde o areal, que chega a ter 9 km, às formações geológicas invulgares e abundantes. Por isso, é frequentemente chamada de «Ilha Dourada». Banhada por águas turquesas e cristalinas, convida aos banhos de mar e de sol. De salientar que a areia possui propriedades terapêuticas raras. É também um excelente local para explorar o mundo subaquático, onde é possível ter visibilidade até 25 metros de profundidade.

Banhada por águas turquesas e cristalinas, convida aos banhos de mar e de sol. 

Na cidade de Vila Baleira encontrará histórias e lendas para ouvir. Recomenda-se a Casa Museu, onde em tempos viveu Cristóvão Colombo. As falésias da Fonte da Areia são outro ponto a descobrir, bem como os muitos moinhos. 
A norte, poderá respirar o ar puro da montanha, proporcionado pelo extenso pinhal. Passear a pé ou de carro são ambas boas opções para descobrir os encantos da natureza. As mais de cem espécies caracóis de Porto Santo, que já foram motivo de interesse para cientistas de todo o mundo, chegaram a ser recolhidas e levadas para Londres, Paris e Filadélfia, como testemunhos que comprovavam a teoria darwiniana da evolução.
Além do bolo do caco, há diversos restaurantes e bares onde se podem provar muitas delícias gastronómicas locais. Como a sanduíche de polvo, os pratos de peixe-espada-preto ou de gaiado, que vão sempre bem com a cerveja madeirense Coral ou com a tradicional poncha. Famosos são também os gelados do Lambecas, uma referência com muitos anos de tradição. A ilha possui ainda um campo de golfe, desenhado pelo campeão Severiano Ballesteros – o Porto Santo Golfe.
O aeroporto oferece voos regulares para o Funchal com a duração de uns meros 15 minutos. Uma ligação que também pode ser feita por ferry.
Foto: Francisco Correia
Foto: Francisco Correia
Foto: Visit Madeira
Foto: Visit Madeira
Foto: Francisco Correia
Foto: Francisco Correia
Filomena Abreu
T. Filomena Abreu
F. Direitos Reservados