Villas&Golfe Angola
· City Break · · T. Maria Cruz · F. Direitos Reservados

Stuttgart

Famosa pelos carros e tanto mais

PMMEDIA Pub.
Grabkapelle
A sua história confunde-se com os opulentos edifícios históricos em contraste com os mais modernos. Uma história que teve início no século X e que, com a reconstrução, após a Segunda Guerra Mundial – a que originou a destruição de cerca de 45% da cidade –, continua a revelar-se apaixonante. Detentora de uma arquitetura estilo Art Nouveau, Stuttgart é a sexta maior cidade da Alemanha. É conhecida como a capital dos carros, mas há tanto mais para conhecer.
Hoje, comecemos pelo que muitos apreciam: os automóveis. Porsche e Mercedes-Benz, mundialmente conhecidas, são duas grandes marcas do setor que bem representam o Made in Germany,e estão sediadas nesta cidade. Também a reconhecida Bosch, líder no fornecimento de tecnologia e serviços, se serve da localização, dotando esta cidade histórica de marcas modernas, atuais e de sucesso.

Stuttgart acolhe dois museus fantásticos: Museu da Mercedes-Benz e Porsche Museum
Schlossplatz
Mas, voltando ao volante, viajemos com destino ao passado. Um dos museus a ter em conta nesta visita é o Museu da Mercedes-Benz. É um dos espaços mais visitados na cidade. Ali, pela altitude de nove pisos, estão distribuídos 160 veículos das mais diversas épocas e com os mais variados designs, assim como várias exposições. Terá a oportunidade de ver in loco carros lendários e únicos. Curioso? Não fiquemos por aqui. Também o Porsche Museum é uma das atrações da cidade. E, claro, para os amantes da marca, é destino obrigatório. Ali, terá a chance de ver mais de 80 carros, que marcaram a história da marca, e deslumbrar-se com vários displays interativos – como o Porsche in the Mix, onde poderá explorar características sonoras e uma composição musical de até oito sons diferentes.   
Depois, será tempo de se render aos encantamentos da cidade. Stuttgart é de tal forma peculiar que, andando por entre as ladeiras e os vinhedos, será difícil não apreciar a paisagem. Também a culinária é apreciada. Entre as iguarias alemãs, os produtos frescos e o tradicional, a variedade é muita. Por isso, não pode faltar o périplo pelos restaurantes típicos locais. E, para acompanhar, refresque-se com uma Amber Ale, uma cerveja original alemã.
Na hora de explorar a cidade culturalmente, vá conhecer o Palácio Schloss Solitude, possuidor de uma arquitetura requintada que retrata a criação mais exigente do duque Carl Eugen, onde o neoclássico e o rococó sobressaem. Fica nos arredores da cidade e foi construído discretamente numa colina, o que oferece uma das vistas mais incríveis para norte, em direção a Ludwigsburg. No edifício, existe uma academia que recebe jovens talentos desde 1990. Assim como o Museu Fritz von Graevenitz se encontra ali. Este monumento é um verdadeiro encanto para os apreciadores de arte e arquitetura. Segue-se, no norte da cidade, o Palácio de Ludwigsburg para descobrir. Um palácio de quatro alas, o maior palácio barroco do país e um dos maiores da Europa. Se acha que vai ficar encantado com o exterior, então imagine o interior, onde o pátio e jardins, além das duas igrejas, as diversas salas e o teatro do palácio, se afiguram majestosos.

Stadtbibliothek, a biblioteca pública de Stuttgart, é o coração intelectual e cultural da cidade
Ludwigsburg
E, agora, uma dica: se visitar Stuttgart em outubro, passe pelo Festival da Abóbora, que se realiza no jardim barroco do palácio. O cenário encanta pelas várias esculturas feitas com diversos tipos de abóboras, consoante o tema do ano – vários agricultores internacionais marcam presença neste evento, para mostrarem as suas abóboras gigantes.
E, finalmente, quem não gosta de uma bela peça de teatro ou ópera? Nós admiramos e, por isso, recomendamos uma passagem por um dos poucos teatros de ópera alemães que sobreviveu à guerra – o Staatstheater. É uma obra de arte arquitetónica impressionante que é palco desde óperas mundialmente conhecidas às orquestras mais antigas do mundo. Escolha!
Se ainda houver espaço para mais um pouco de cultura, terá na leitura uma forma de arte, aproveitando uma ida à Stadtbibliothek, a biblioteca pública de Stuttgart, que é o coração intelectual e cultural da cidade. A forma de cubo enorme ocupa nove andares e é uma visão excecional.
Mas tanto mais há para conhecer. Se quiser sair um pouco da cidade, vale a pena uma caminhada pela Floresta Negra. Assim como fazer a rota do vinho, em finais de setembro, ou visitar o Cannstatter Wasen (Festival da Cerveja), ou simplesmente viver o maior festival da primavera da Europa, o Stuttgart Frühlingsfest.
Cultura, gastronomia, castelos, museus de carros... tudo numa cidade especial para se maravilhar.
Porsche Museum
Porsche Museum
Mercedes-Benz Museum
Mercedes-Benz Museum
Maria Cruz
T. Maria Cruz
F. Direitos Reservados