Villas&Golfe Angola
· City Break · · T. Joana Rebelo · F. Direitos Reservados

Utrecht

Onde o amor cresce e vira flor 

PMMEDIA Pub.
Para esta 117.ª edição, a Villas&Golfe idealizou um destino especial para si. Curioso? Damos-lhe algumas pistas. O que paira no ar é o espírito jovem, assim como a vontade incontornável de pegar numa bicicleta e pedalar sem destino, seguindo ao sabor do vento. Em meados de março, transforma-se num mar de tulipas e o aperto de mão é o cumprimento usual, sendo os beijos e abraços considerados má educação. Falamos de Utrecht, no centro da Holanda.
Cobiçada pelos seus recantos labirínticos, a cidade holandesa partilha de uma veia medieval, que lhe confere mistério e história. Prova disso são os múltiplos museus que a compõem, os monumentos que a embelezam e a arquitetura que nela exibe os seus melhores traços. A partir do momento em que pisa as terras de Utrecht, percebe que a energia é diferente. Da ocupação humana sabe-se que há vestígios que remontam à Idade da Pedra, nesta que foi uma das primeiras cidades dos Países Baixos. Imperadores, bispos e figuras importantes dedicaram a sua vida à reconstrução e aperfeiçoamento da região e, hoje, a «mini-Holanda» é sui generis, com um coração alimentado pela memória.
Saída de um conto fantasioso, Utrecht reconhece o seu valor e, caso lhe queira bater à porta, saiba que é dispendiosa. Mas não desanime, porque os canais do rio Reno vão fazê-lo apaixonar-se. Claro que os bares, as lojas e os restaurantes ajudá-lo-ão a intensificar a experiência, em conjunto com a gente culta, jovem e pragmática da cidade holandesa. Talvez seja este o sinal de que precisa para dar o «próximo passo» na relação e juntar-se à lista dos que «vivem felizes para sempre». Mas podemos dar-lhe mais motivos. Acompanhe-nos e tente não se perder nas próximas linhas – as ruas e vielas são muitas. Nesta altura a neve já colou ao chão e cobriu a «mini-Holanda» de branco. Certifique-se de que o outfit é quente e prepare-se para uma aventura sobre rodas. A bicicleta leva-nos até aos canais de Utrecht, idênticos aos de Amesterdão. Antigamente, serviam para abrigar depósitos, hoje oferecem passeios, restaurantes e lojas. Aqui, seria uma boa altura para tirar a fotografia de casal ou, então, ir mais longe e surpreender a sua cara-metade com um passeio de barco pelos canais durante uma hora, acompanhado por um guia. 

Da ocupação humana, sabe-se que há vestígios que remontam à Idade da Pedra
A aventura continua, desta vez, na Dom Tower. Esta é, nada mais, nada menos, que a maior torre da Holanda. Exibindo 112 metros de altura, o ponto turístico é o grande símbolo da cidade, garantindo, no seu topo, uma vista panorâmica de tirar o fôlego, de onde poderá avistar Amesterdão e Roterdão. Seguindo caminho, paramos no DOMunder, o local perfeito para os mais curiosos. A experiência passa por conhecer tanto a história da praça Dom como a de Utrecht, através de um tour pelas escavações que deram resposta a muitas das incógnitas que pairavam sobre as origens da pequena cidade. Entre factos e mitos, são partilhadas também convicções sobre acontecimentos que parecem saídos de um conto.
A fome vai acordando do seu sono no momento em que deambulamos pelas ruas recheadas de restaurantes e bares, que emanam aromas de fazer crescer água na boca. A sugestão passa por almoçar no De Zakkendrager, um restaurante holandês que, garantidamente, proporcionará uma viagem gustativa pelas raízes do país. Como entradas, aconselham-se os Bitterballen, uma espécie de croquete de carne. Já para o prato principal, opte pelo típico Stamppot, feito de puré de batata, vegetais e bacon ou salsicha. Para adoçar o coração, experimente as famosas panquecas da cidade. Caso não consiga deixar o seu bom gosto mediterrânico para trás, fique descansado, há tapas deliciosas no bar El Mundo. Quando estiver satisfeito, passamos ao próximo ponto. Não há tempo a perder.

Utrecht é considerada uma das cidades mais românticas da Europa
A paragem é, agora, no Kasteel de Haar. Numa zona deslumbrante está situado este que é o maior e mais luxuoso castelo do país. Jardins majestosos e verdes, arquitetura luxuosa e muito, muito luxo fá-lo-ão sentir-se como um membro da realeza. A si e a quem o acompanhar. Quando estiver pronto para descer à Terra e deixar o mundo da realeza, recomenda-se que visite o Museu da Música, assim como o EXbunker, um antigo bunker da II Guerra Mundial. 
Por esta altura o cansaço, provavelmente, estará a dar sinais. Está na hora de descontrair. Que tal um filme? Os cinemas da cidade são caricatos, mas indicamos-lhe o Hartlooper ou o Springhaver, ambos com salas pequeninas e antigas, onde pode assistir a películas fora do mainstream
Entretanto, o sol começa a esconder-se e é necessário pensar num programa para passar a noite. Para um jantar romântico, talvez ainda vá a tempo de comprar as delicadas tulipas, disponíveis em diferentes cores, num país conhecido por ser a «tulipolândia». Marque jantar junto aos canais, o local ideal para aumentar a chama do seu amor. As águas a refletirem as luzes da cidade, combinadas com os pratos deliciosos típicos da zona, criam o ambiente ideal para namorar. Não é por acaso que Utrecht é considerada uma das cidades mais românticas da Europa. 
E, então, vai continuar a resistir aos encantos desta pequena cidade? 
T. Joana Rebelo
F. Direitos Reservados