Villas&Golfe Angola
· City Break · · T. Maria Cruz · F. Direitos Reservados

Varsóvia

A capital vibrante

PMMEDIA Pub.
É a capital da Polónia. Uma cidade com história. Uma das metrópoles mais vibrantes, do centro da Europa. Nela, respira-se tradição e contemporaneidade. Para quem desconhece, era já uma cidade bela e moderna antes da Segunda Guerra Mundial. Passou por tempos controversos, ficou destruída, mas reergueu-se e hoje floresce e oferece uma enorme herança cultural. É uma cidade surpreendente, com uma mistura singular de verdes, monumentos e lazer. Quem a visita, tal como nós, fica rendido.
Seja num passeio de bicicleta, ou caminhando a pé pelas ruelas românticas da cidade, desfrutando de palácios, muralhas, igrejas antigas, visitando os museus interativos, ou até mesmo relaxando à beira-rio (rio Vístula), não faltam razões para se querer voar até lá. Sentimo-nos como reis, quando embarcamos nesta viagem. Embora a realeza faça parte do passado, em cada recanto que passamos, sentimo-nos algo elevados.
Vale a pena começar a visita pela Cidade Velha (esta que é, na verdade, a cidade velha mais jovem do mundo – foi praticamente devastada pelos nazis durante a guerra, mas, mais tarde, foi reconstruída, tornando-se Património Mundial da UNESCO). Vamos conhecer a Praça do Mercado e também os mercados históricos e as vielas que nos chamam a atenção; assim como fazer uma visita ao Castelo Real e tomar um café numa das magníficas esplanadas, somando motivos para desejar ficar. 

Frederico Chopin foi um dos compositores mais famosos do mundo. E era polonês, melhor, varsoviano.
É a partir da Cidade Velha que pode iniciar a visita ao Palácio Sobre as Águas (Pałac na Wodzie), no Parque Łazienki Królewskie, e ao Palácio Real de Wilanów. É também aí, no coração da cidade, que pode encontrar a Praça de Desfiles (Pl. Defilad) e o Palácio da Cultura e Ciência (Pałac Kultury i Nauki), este que é um exemplo representativo da arquitetura do Realismo Socialista e se ergue por uns impressionantes 237 metros de altura. E já que falamos de alturas, nada como subir ao 30.º andar do edifício mais alto da Polónia, para se aperceber do deslumbre que é a cidade de Varsóvia. A partir do terraço panorâmico, sentimos a intensidade com que a cidade vibra lá em baixo.
Mas, estando nós numa cidade que respira cultura, não podemos partir sem antes visitar o Museu do Levante de Varsóvia e o Museu POLIN. São de paragem obrigatória e uma forma de ficar a conhecer melhor a história desta cidade. A maioria talvez desconheça, mas Frederico Chopin foi um dos compositores mais famosos do mundo. E era polonês, melhor, varsoviano. Por isso, facilmente somos ‘conquistados’ pelas músicas do artista, durante a nossa viagem pela cidade. Também enquanto percorremos a urbe, diversas opções de lazer ao ar livre nos são proporcionadas. Podemos sempre assistir a espetáculos de luz no Parque da Fonte Multimédia ou simplesmente usufruir dos clubes e cafés na Praça do Salvador (Plac Zbawiciela). E, claro, para concluir esta viagem por Varsóvia, saboreie a gastronomia local, em restaurantes exclusivos, que oferecem pratos poloneses com um toque inovador, e prove os tradicionais chocolates Wedel ou os sonhos Blikle.
Por tudo isto, embarque nesta visita à Cidade Velha, aprecie a nova cidade e absorva a emocionante história de Varsóvia. Encante-se com as casas coloridas e, por fim, brinde com uma vodka polaca!
Maria Cruz
T. Maria Cruz
F. Direitos Reservados