Villas&Golfe Angola
· Em Voga · · T. Joana Rebelo

Tecnologia

Transformar plástico e CO₂ em combustíveis sustentáveis

PMMEDIA Pub.
Cientistas da Universidade de Cambridge anunciam a criação de um reator movido a energia solar, cuja função passa por transformar CO₂ e resíduos de plástico em combustível sustentável. Segundo a revista científica Nature Synthesis, os pesquisadores apresentam um sistema fotoeletroquímico que transforma subprodutos de elevado impacto ambiental em materiais sustentáveis, reunindo capacidade para trabalhar com múltiplos recursos em simultâneo. Durante os testes de eficácia do reator, o sistema foi capaz de converter garrafas plásticas e CO₂ em inúmeros tipos de combustíveis, assim como outros compostos valiosos, como gás sintético e ácido glicólico. 
O coautor do estudo, Subhajit Bhattacharjee, disse em comunicado que a tecnologia poderá «ajudar a lidar com a poluição plástica e os gases do efeito estufa ao mesmo tempo», assim como funcionará como um divisor de água no desenvolvimento de uma economia circular.
O projeto de reciclagem do futuro prevê que, nos próximos cinco anos, se consiga usar o reator para reciclar, reutilizar e transformar partículas mais complexas em materiais verdes. Por agora, os cientistas ficam-se por uma descoberta com impacto significativo no mundo da sustentabilidade, mas o sonho eleva a tecnologia ao ponto de conseguir alimentar uma fábrica de reciclagem a energia 100% solar.
T. Joana Rebelo