Villas&Golfe Angola
· Gourmet · · T. Redação · F. Maureen M. Evans

Ikoyi

Encontro de paixões e sabores

PMMEDIA Pub.
De um lado, Jeremy Chan. Nascido em Inglaterra, a jornada deste chef nas cozinhas profissionais está longe de ser tradicional. Na companhia do pai, um advogado chinês, e da mãe, uma professora de balé canadiana, viajou pela Europa, tendo morado nos EUA e em Hong Kong. Assim, os seus primeiros anos, até à idade adulta, foram passados a absorver o mundo em constante mudança ao seu redor. A única constante em tudo isso era a comida. Depois de se formar em Línguas e Filosofia em Princeton, nos EUA, voltou à Europa para trabalhar em finanças. Frustrado com a falta de entusiasmo que o trabalho lhe rendia, começou a ler tudo o que encontrava sobre chefs e gastronomia. Quanto mais lia, mais imerso e apaixonado ficava. E quando foi transferido para Londres, soube de imediato o rumo que a sua carreira tomaria. O mundo das finanças ficou para trás. Mas foi só numa conversa casual com o amigo de infância, Iré Hassan-Odukale, que se lhe acendeu a faísca em torno da comida de inspiração africana.
Do outro lado, Iré Hassan-Odukale. Nascido na movimentada cidade costeira de Lagos, na Nigéria, a sua infância e parte da sua juventude foram passadas com familiares próximos, sempre com a rica cultura gastronómica da Nigéria Ocidental como pano de fundo. Até que aos 16 anos foi para Inglaterra, onde conheceu Jeremy Chan e onde acabou por se graduar em Economia Política, na London School of Economics. Após se formar, seguiu os passos da família e começou a trabalhar em Seguros, onde permaneceu por seis anos antes de se tornar um underwriter.

«Passaram horas ​​na Biblioteca Britânica e até viajaram para Lagos»
Mas a paixão pela comida nunca esteve muito distante e, sem treino formal, começou a trabalhar com alguns amigos que estavam a lançar negócios. A experiência levou-o a pensar na possibilidade do seu próprio restaurante. Um encontro de vontades que nasceu na dita conversa com o seu amigo e companheiro de apartamento Jeremy Chan.
Juntos, iniciaram uma pesquisa aprofundada para entender os ingredientes e temperos da futura carta do Ikoyi, que tinham uma parte marcante da infância de Iré. Passaram horas na Biblioteca Britânica e até viajaram para Lagos. Quando regeressaram, Jeremy empenhou-se a desenvolver pratos, usando Iré para entender os perfis dos sabores. O que começou com uma odisseia de dois amigos por um mundo rico de produtos, ousados no sabor, resultou na criação de uma cozinha elegante e equilibrada que surpreende os sentidos.

«O Ikoyi é um restaurante cosmopolita e contemporâneo em constante evolução»
Hoje, o Ikoyi é um restaurante cosmopolita e contemporâneo em constante evolução. Com pratos fortes e arrojados, celebram o melhor dos produtos britânicos hiper-sazonais, combinados com uma extenso armário global de ingredientes, onde não faltam especiarias. A complexidade da cozinha é celebrada com uma pequena mas concisa carta de vinhos.
O Ikoyi está situado no coração do St James's Market, a dois minutos a pé da famosa praça Piccadilly Circus.
T. Redação
F. Maureen M. Evans