Villas&Golfe Angola
· Gourmet · · T. Maria Cruz · F. Direitos Reservados

Palatial Restaurant & Suites

Um lugar com alma e sofisticação

PMMEDIA Pub.
Requinte e bom gosto, é o que sentimos mal entramos. Nas paredes, espelham-se nomes. À primeira vista, nomes sem significado, como Maria Gomes e Rabo de Ovelha, mas depois, há medida que vamos avançando, os nomes tornam-se familiares, quando os identificamos como castas. Chamam a atenção, assim como as fotografias penduradas e as peças de arte espalhadas por todo o espaço. Estamos no Restaurante Palatial, na cidade de Braga. Um lugar com alma e sofisticação. Onde a arte e a gastronomia se fundem. E, ainda, aliado a isto, temos a Amistad Wine, uma ode aos vinhos mais exclusivos nacionais e internacionais; a Palatial Suites, composta por sete suítes requintadas; a Sala Vigna, digna de receber 12 apóstolos, para um momento de lazer ou em trabalho; e a loja Soleo Unique, com um conceito de piscinas únicas, inspiradas pela artista plástica Joana Vasconcelos.
Antes de falarmos do restaurante, queremos dar a conhecer a garrafeira, que surgiu porque «o objetivo é ter vinhos premium e muito seletivos», conta-nos Thomas Lima, o CEO. Foi no início de 2023, numa ida à ProWein (feira internacional), que ficaram a conhecer alguns dos produtores. A partir daí, criaram contactos e fizeram a seleção. E, hoje, encontramos na Amistad Wine vinhos de produtores espanhóis, da Ribera del Duero, Castilla y León e Rioja; vinhos e champagnes franceses; vinhos portugueses, italianos, austríacos, argentinos e da África do Sul.  Ficamos curiosos em saber a origem do nome da garrafeira. Thomas explica-nos: «O nome Amistad Wine foi o meu pai quem o pensou, há uns 20 anos. Ficou na gaveta e, agora, surgiu a oportunidade de o utilizar. Ele sempre gostou muito da área dos vinhos, e, finalmente, eis que temos a garrafeira que serve como montra para a nossa ativiadde ligada à distribuição de vinhos e de apoio ao restaurante». Na garrafeira, encontramos preciosidades, uma viagem de descoberta por entre vinhos, queijos e enchidos.

O novo conceito de finne dinning chega à cidade bracarense
Vamos ao restaurante. Aqui, podem ser proporcionados momentos únicos. No seio de um cenário ímpar, onde as sensações são postas à prova. Ora enquanto se saboreiam os pratos da casa, ora enquanto se degusta um vinho especial. Cada canto possui detalhes que o definem. Como a lareira ao fundo da sala, que proporciona conforto. O ambiente é ainda composto por detalhes de madeira nobre, intimista, e peças de autor. «Cada peça foi pensada um pouco por toda a gente, é um pouco meu, um pouco do meu pai, e também da equipa.» Alguns dos objetos foram da autoria do atelier Paula Brito, a decoradora. Até nos copos (fabrico artesanal) foram exigentes. O design é diferente do habitual. São leves, finos e podem ser comprados na garrafeira.
A cozinha é aberta, por isso a atenção ao pormenor é ainda mais exigente. Na hora de escolher o que jantar, pode sempre optar por um menu de degustação, fine dining (uma novidade na região), ou escolher à carta. E o nome do restaurante? Esse... «foi uma ideia minha. Em inglês, tem relação com "palácio”, e é muito usado nas casas em Beverly Hills. Depois, a ligação com o português, já que remete para "palato”. É uma palavra que funciona tanto em português como em inglês, é como se fosse o palácio do palato», revela.
Agora, atravessamos o corredor, o que nos leva aos WC, e não só, é detentor de um cenário singular, pois, enquanto o percorremos, temos vista privilegiada para a garrafeira, através da parede em vidro. Chegamos à Sala Vigna, apropriada para jantares intimistas, privados, cujo ambiente de glamour se fará sentir. O cliente entra pela garrafeira, tem uma primeira experiência antes de dirigir-se diretamente para esta sala. «Esta sala funcionará por reserva. E temos ainda uma zona de provas de vinhos. A ideia é ter uma oferta diferenciada, onde se possa vir apenas beber um copo e comer uns petiscos. Este espaço estará aberto das 16h00 às 19h00, enquanto o restaurante funcionará aos almoços e jantares, de terça-feira a sábado», confidencia.  

O projeto teve início em 2019 com o objetivo de criar um conceito diferenciador
Mas olhar para este projeto sem olhar para as Palatial Suites não seria a mesma coisa. Um espaço intimista, de arquitetura contemporânea e uma decoração elegante. Entre arte e conforto, nas sete suítes, na cozinha para os hóspedes, na sala para o pequeno-almoço e na sala comum, deixe-se encantar.
Terminamos a nossa experiência na esplanada, junto às piscinas, local em que a envolvente nos remete para uma memória feliz em Saint-Tropez, lugar este que inspirou Thomas Lima, o responsável pelo conceito. É uma esplanada com natureza, onde mesmo nos dias mais frescos, o cliente poderá sentir-se igualmente confortável, graças aos aquecedores incorporados nos guarda-sóis, enquanto a música de fundo o elevará nos pensamentos. «A ideia é usar o espaço da esplanada durante a primavera/verão também para eventos. Imaginemos que uma marca de carros tem um modelo para apresentar, pode fazê-lo aqui, ou então até fazer um desfile de moda, ou uma apresentação de produto», explica. E não há dúvidas, um dos encantos deste espaço é o mural que faz ligação com a piscina exterior em azulejo, um projeto idealizado pela artista Joana Vasconcelos, juntamente com a piscina Soleo. «E assim surgem as piscinas únicas e exclusivas, que agora a marca vai colocar para venda até final do ano. As piscinas Soleo Unique são peças de arte onde se pode mergulhar.»
O projeto de arquitetura tem assinatura do arquiteto Mário Sequeira. Em cada canto do RPI Business Center, encontramos obras de artistas como Joana Vasconcelos, Manuel Correia e Paulo Neves. Apesar de Braga ter uma grande oferta de restaurantes, Thomas quis trazer algo diferente à cidade. Quem sabe não esteja aqui a próxima estrela Michelin, um dos desejos do criador. E, acredite... Visite e surpreenda-se!
Quanto a nós, de sorriso no rosto, deixamos este espaço com a certeza de que cá queremos voltar. Fica a sugestão, de terras do Minho para o mundo. Uma experiência marcante onde poderá permita-se a sentir os cinco sentidos em pleno.
Maria Cruz
T. Maria Cruz
F. Direitos Reservados