Villas&Golfe Angola
· Bem-Estar · · T. Joana Rebelo · F. Direitos Reservados

A escala da felicidade

O país mais feliz do mundo

PMMEDIA Pub.
Felicidade é o «estado de quem é feliz; contentamento; bem-estar», segundo os dicionários formais. Ser feliz é o que todos procuram ao longo da vida, embora desconheçam a fórmula concreta para o ser, pelo menos permanentemente. Mas o World Happiness Report tem vindo a provar, desde 2002, que a felicidade é quantificável numa escala de 0 a 10, pelo que fatores como esperança de vida, apoios sociais e senso de liberdade condicionam os resultados de cada sociedade. Espelho meu, espelho meu, existe alguém mais feliz do que eu? No geral, sim, os finlandeses. Pelo sétimo ano consecutivo, a Finlândia alcança o pódio do bem-estar, e os segredos já foram revelados. Estilo de vida, alimentação, sustentabilidade e natureza, eis as quatro palavras que comprometem positivamente o estado de espírito da comunidade. Curioso será notar que os países mais frios e com menos sol são os que se encontram entre os que registam maior qualidade de vida – ou pelo menos assim o indicam as estatísticas. Mas voltando às potencialidades do país nórdico, os números revelam que são poucas as pessoas que vivem na pobreza, que existe uma baixa taxa de criminalidade, que o PIB é elevado e que há uma cultura com base na cooperação. 
Este povo tende a reger-se por valores como a honestidade, o que significa que as relações assentam na partilha e na confiança. Em 2022, fez-se uma experiência chamada «carteira perdida», onde a honestidade dos cidadãos foi posta à prova com a distribuição de 192 carteiras em 16 cidades da Finlândia. Em Helsínquia, 11 das 12 carteiras foram devolvidas. Os factos falam por si... Uma frase de extrema importância entre os habitantes é Kell’ onni on, se onnen kätkeköön, que significa «não compares nem te gabes da tua felicidade». De facto, os finlandeses dispensam a demonstração pública, não olhando à ostentação para serem felizes. A natureza é uma atração igualmente forte, já que existe em abundância no território. A população passa muito tempo em contacto com a fauna e a flora, associando-as a vitalidade, bem-estar e crescimento. O sistema educacional é outro fator a ter em conta, conhecido pelo caráter de excelência, e a pontualidade, ainda que não seja uma condicionante na satisfação dos nórdicos, é praticada com rigor, mas também exigida.
Para os que continuam a perguntar o que terá de diferente o país da felicidade, saiba que a Finlândia está a oferecer viagens gratuitas para ensinar estratégias de como viver uma vida plena, cheia de alegria. Quem sabe não seja o seu passe para a felicidade...
T. Joana Rebelo
F. Direitos Reservados