Villas&Golfe Angola
· Viagens ·

Cartagena das Índias

Feita de cor, história e sabores

PMMEDIA Pub.
«La Heroica», como também é conhecida Cartagena das Índias (ou só Cartagena), é uma das cidades mais bonitas e bem preservadas das Américas. Fundada no século XV, está localizada nas costas do Mar das Caraíbas, no noroeste do continente sul-americano, e tornou-se há muito famosa pelo seu centro histórico, mas também pelas imagens paradisíacas, onde se destacam as muitas ilhas banhadas por águas cristalinas e quentes. Este fabuloso destino guarda os segredos de séculos de História, dentro da sua muralha, nos seus balcões e varandas coloridas, nas gentes e nos estreitos passeios de pedra que inspiraram o eterno Gabriel García Marquez (que nela viveu e sobre ela tanto escreveu). O amor de Gabo (que recebeu o Prémio Nobel de Literatura, em 1982) à cidade era tal que as suas cinzas estão depositadas no Claustro de La Merced (Universidade de Cartagena).
A metrópole goza ainda de uma vida noturna intensa, de uma excelente gastronomia e de uma oferta cultural que fervilha. Tudo isso faz dela um tesouro conservado no tempo, tornando-a, atualmente, num dos destinos turísticos mais frequentados da Colômbia.Se decidir embarcar nesta aventura, esteja preparado para o calor que se faz sentir todo o ano. Comecemos por visitar o centro histórico, explorando o Castelo de San Felipe de Barajas, onde pode conhecer, em detalhe, a história de Cartagena. Surpreenda-se com um tour pelas antigas igrejas e monumentos famosos, como o dedicado à Índia Catalina, Los Zapatos Viejos, Los Pegasos e o Museu Naval. 

A metrópole goza ainda de uma vida noturna intensa, de uma excelente gastronomia e de uma oferta cultural que fervilha

À medida que caminha, deixe-se surpreender pela música e pelos ritmos locais que, juntamente com o artesanato, dão vida às ruas. Sugerimos ainda que tire umas horas para apreciar o belo e boémio Bairro Getsemaní. A Plaza de la Trinidad acolheu, em 1811, a revolta popular que deu início à queda do império espanhol. Cartagena foi, aliás, o primeiro território da atual Colômbia a ser totalmente independente. O Getsemaní é riquíssimo em arte de rua. Os grafittis estão espalhados por todo o lado, sempre em tons vibrantes, representando cenas tropicais e típicas da cultura caribenha.
Diferente de Bocagrande, o bairro mais moderno de Cartagena (onde estão os arranha-céus), aqui vê-se o mais puro espírito da cidade, com crianças a brincar na rua, vizinhos a conversar à janela e velhos a descansar em cadeiras de baloiço. Esperam a brisa fresca que nem sempre chega no final do dia.
Se quiser provar pratos típicos, experimente o Fuerte San Sebastian del Pastelillo (Clube de Pesca); o Juan del Mar; o Celele; o Harry Sasson; o Alquímico; o Andrés Carne de Res; o La Olla Cartagenera... A lista é grande. Neles poderá encontrar Arepa Colombiana (uma espécie de tortilha); Ajiaco (sopa feita à base de milho, frango, alcaparras e diferentes tipos de batatas); Arroz com coco e Patacones (pedacinhos fritos de banana), entre outros. Para beber, limonada de coco – uma bebida refrescante, encorpada com leite de coco, limão, açúcar, água e gelo. E, por falar em refrescar, experimente as belas praias, das ilhas de Baru, Islas del Rosario, Tierra Bomba e San Bernardo, famosas pelos seus recifes de coral. São de cortar a respiração.

Aqui vê-se o mais puro espírito da cidade, com crianças a brincar na rua, vizinhos a conversar à janela

Cartagena das Índias, Património Mundial, pela UNESCO, em 1984, oferece uma ampla gama de alojamento, desde hotéis de luxo, boutique hotéis e hotéis coloniais tradicionais. Se tiver alguma dúvida, saiba que terá à disposição diversos pontos de informação espalhados pela cidade. Boa viagem.