Villas&Golfe Angola
· Arquitetura & Design · · T. Filomena Abreu · F. Ulysse Lemerise Bouchard

Angel Oaks Residence

Entre carvalhos e recheada de arte 

PMMEDIA Pub.
Num lote suburbano de grandes dimensões no sul de Miami, o estúdio americano [STRANG] Design fez um conjunto de pequenas maravilhas. Todas juntas resultaram no projeto Angel Oaks Residence, uma moradia protegida com antigos carvalhos, localizada a poucos minutos do centro da cidade. Olhando de longe, dá a sensação de que a sua forma estrutural sempre ali esteve. Disfarçada e inexplicavelmente extraordinária. 
Desenhá-la foi «um desafio», referiu Alexandra Mangimelli, diretora-gerente de design e sócia da [STRANG]. «Fizemos fundações flutuantes à volta das raízes, e as paredes externas do segundo andar ficaram a centímetros de galhos». 
Propriedade de um casal brasileiro com dois filhos, a casa, em forma de H, tem 929 m2. Toda ela gira em torno de um pátio, enquanto uma ponte sobre a sala principal liga as duas alas.
A exploração da materialidade inicia-se logo na entrada com concreto, pedra de Jerusalém, madeira de ipê e travertino, o que lhe confere uma atmosfera acolhedora, fresca, simples, mas, ao mesmo tempo, muito requintada. O uso prolífico de teca nas paredes, tetos e móveis adiciona um calor orgânico aos interiores, onde obras de arte lhe dão um toque de cor bastante equilibrado. Mas já lá vamos.
É como se no interior vivesse o exterior. O andar térreo aproveita as saliências profundas, esbatendo as linhas entre o que está dentro e o que está lá fora. Ao mesmo tempo, o andar superior acentua a privacidade com janelas recuadas. Cercada por uma folhagem exuberante, que pode ser facilmente admirada através do vidro deslizante, as linhas puras e as texturas expressam um design sonhado para resistir ao tempo. 

As linhas puras e as texturas expressam um design sonhado para resistir ao tempo
A origem dos proprietários foi de grande inspiração, quer na elaboração do projeto de arquitetura, quer no design de interiores. Da forma da casa aos materiais e peças de design. Com vista para a piscina, a sala de estar é ancorada por um sofá Soriana e poltronas desenhadas por Afra e Tobia Scarpa para a Cassina. Também possui o suporte e arandela de superfície Apparatus Median 3 e um candeeiro de chão Gubi 9602
Na cozinha, as poltronas Senior Lounge são de Jorge Zalszupin, arquiteto brasileiro que se inspirou profundamente na obra inovadora de Oscar Niemeyer. A sala de jantar foi decorada com um lustre de Haywire, de David Krynauw, e as paredes revestidas de teca birmanesa. Pela casa, há ainda cadeiras Sergio Rodrigues, uma mesa Thonet, um banco Herman Miller Nelson Platform, um puff Sika Design e arte de Jonny Niesche, entre tantos outros. Tudo pensado para atender aos desejos, necessidades e gostos dos moradores. Como não ficar fascinado?  
T. Filomena Abreu
F. Ulysse Lemerise Bouchard