Villas&Golfe Angola
· Arquitetura & Design · · T. Filomena Abreu · F. Brian Thomas Jones

Arroyo Oak House

Inundada de luz 

PMMEDIA Pub.
Cansados ​​de anos de viagens de trabalho de duas horas, os proprietários do projeto contrataram o prestigiado gabinete americano de arquitetura ANX/Aaron Neubert Architects, sediado em Los Angeles, Estados Unidos, para desenvolver uma nova residência a menos de um quilómetro das instalações e escritórios da sua empresa de manufatura no sul da Califórnia. Interessados em manter uma conexão com a terra, semelhante à da sua residência atual, a escolha do local para a nova casa recaiu sobre um terreno acidentado de arenito, dividido por um rio seco e pontilhado com iúca nativa, carvalho, artemísia e cato castor. 
Em resposta ao desafio de criar espaços para ver, medir e se envolver com a diversidade da paisagem semiárida circundante, a Arroyo Oak House é aberta e transparente, imersa em luz natural e visualmente integrada nas montanhas circundantes de Sierra Pelona. Otimizando a conexão com esta topografia única, vários módulos específicos do projeto foram interligados pelo terreno. A colocação e a sobreposição desses espaços resultam em escalas variadas de jardins, terraços e decks, incentivando elementos da paisagem a permear literal e perceptualmente o interior da casa.  
Ao aproximar-se, um volume de zinco elevado e revestido horizontalmente é apresentado, tanto transparente, para focar a atenção nos cumes distantes, quanto semirrefletivo, para capturar a impressão das nuvens. Entrando abaixo da massa elevada sobressaem aberturas primárias localizadas no perímetro e fissuras secundárias entre os vários módulos. As vistas para a montanha e o céu são sempre distintas. Os espaços interiores de dois níveis expandem-se para terraços exteriores, colapsando o ambiente doméstico na paisagem rural. É como se tudo fosse ao mesmo tempo muito simples e, ainda assim, tão espetacular a ponto de deixar qualquer um de boca aberta. 
No nível inferior, podemos encontrar um ginásio completo, uma lavandaria, bem como uma suíte de hóspedes e um fabuloso terraço com piscina, que se estende até à encosta, proporcionando uma vista panorâmica desobstruída. A materialidade contínua do cedro e do calcário acentuam a relação experiencial entre interior e exterior. Essa conexão com o exterior continua no nível superior, que contém o quarto principal, o home office, dois quartos secundários, uma varanda linear e um deck lounge
O terraço da piscina e a sala de estar ao ar livre adjacente desdobram-se pelo prado e, finalmente, chegando ao arroio abaixo, há um caminho natural preexistente para os animais, com um circuito de caminhada minimamente delineado para explorar o local.  
T. Filomena Abreu
F. Brian Thomas Jones