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· Arquitetura & Design · · T. Redação · F. Gerry O’Leary

Mosque of the Late Mohamed Abdulkhaliq Gargash

Conexão perfeita com o divino


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O escritório Dabbagh Architects, liderado pela arquiteta e sua fundadora, Sumaya Dabbagh, viu em agosto ser concluída a obra Mosque of the Late Mohamed Abdulkhaliq Gargash, no Dubai (Emirados Árabes Unidos). Trata-se de um local de culto contemporâneo que é silenciosamente magistral no uso da forma, materialidade e luz natural, controlada para evocar uma sensação de calma e conexão espiritual. 
A mesquita, em honra do empresário Mohamed Abdulkhaliq Gargash, falecido em 2016, é uma das primeiras nos Emirados Árabes Unidos a ser projetada por uma mulher.Sumaya é das poucas sauditas da sua geração, entre um punhado de arquitetas que abriram os seus próprios escritórios na região do Golfo. Com fama de construir edifícios culturalmente relevantes, e em diálogo com o seu entorno, enfatiza o intangível na arquitetura, buscando criar significado e sentido poético para formar uma conexão entre o usuário de cada obra.
Os projetos anteriores da arquiteta incluem o Centro Arqueológico de Mleiha (2016), uma estrutura curva de arenito que se ergue do deserto na pequena cidade de Mleiha, Património Mundial da UNESCO. O projeto foi até galardoado com um Architecture MasterPrize (2020), entre outros prémios, e foi nomeado para os Prémios Aga Khan (2018).

«Trata-se de um local de culto contemporâneo que é silenciosamente magistral»

Como um presente para a comunidade e em homenagem ao falecido patriarca, a família Gargash quis criar uma mesquita contemporânea para a comunidade de Al Quoz, o coração industrial do Dubai. Comprometida em apoiar as indústrias locais, e de acordo com a abordagem sustentável da prática ao design, o atelier Dabbagh Architects trabalhou o edifício com materiais como pedra de Omã, concreto, alumínio e cerâmica dos Emirados Árabes Unidos.
«Criar um espaço de culto foi um desafio de design muito particular. A oração é um ato devocional. Requer que o adorador esteja totalmente presente. Com todas as distrações nas nossas vidas modernas e ocupadas, pode ser um desafio acalmar a mente e encontrar uma serenidade interior que permita a imersão total na oração», referiu Sumaya. Através do desenho, uma série de espaços foi idealizada para permitir ao crente fazer a transição do agitado mundo exterior e se preparar para uma experiência interior.
A luz natural foi usada como ferramenta para aumentar o sentimento de espiritualidade, a conexão entre o terreno e o divino, e para marcar a jornada do devoto pelo local. A escala também desempenha um papel na criação desse senso de sacralidade. Começando na entrada externa, o sombreamento perfurado cria um ambiente de luz que conduz os crentes à área de ablução, onde a limpeza física convida à limpeza da mente e à preparação para a oração. A rota continua até um saguão, onde ocorre um maior desprendimento do mundo material através do ato de tirar os sapatos.
Uma vez dentro da sala de oração, o visitante transita para um espaço ainda mais fechado, onde a leitura do Alcorão pode ocorrer antes da oração. Durante todo o tempo, a intensidade da luz muda de um espaço para o outro para melhorar o processo de preparação, de modo que, quando finalmente se entra no salão principal, está-se pronto para a oração.
«A oração muçulmana é realizada durante todo o dia em horários prescritos: ao amanhecer, ao meio-dia, à tarde, ao pôr do sol e à noite. Esta disciplina cria uma conexão humana com o ritmo natural do dia e da noite. A experiência criada pelo design da mesquita busca potencializar essa conexão através da introdução controlada de iluminação natural», explica Sumaya. Isso é feito de três maneiras: verticalmente, através da cúpula perfurada para aumentar a conexão espiritual com os céus (os raios de luz das aberturas estreitas nas laterais criam uma sensação de iluminação do divino); indiretamente, atrás do Mihrab, que permite destacar o ponto de foco na sala de oração voltado para a direção da prece; e, finalmente, através de um jogo de luz de uma série de pequenas aberturas na fachada que segue os mesmos padrões decorativos do interior.
Os padrões islâmicos reinterpretados e a geometria triangulada harmonizam-se em todo o interior como linhas que se cruzam nas paredes, tapetes e luminárias.

«Uma surata (verso do Alcorão) envolve o exterior da sala de oração para criar uma faixa protetora metafórica»
A caligrafia também desempenha um papel importante no design geral. Uma surata (verso do Alcorão) envolve o exterior da sala de oração para criar uma faixa protetora metafórica, sinalizando a natureza espiritual do espaço na chegada e exalando uma energia sagrada em todo o edifício. O verso O Misericordioso foi composto inteiramente em Saj’, a prosa rimada e com sotaque característico da poesia árabe primitiva, e faz referência ao sol, à lua, às estrelas e céus e a muitas outras criações.
«No final de cada projeto, a minha esperança é que o edifício evoque os sentimentos e emoções que foram imaginados no início. Há um momento mágico e definidor em que o edifício nasce e ganha vida própria. Para esta minha primeira mesquita, aquele momento foi particularmente comovente. Sinto-me verdadeiramente abençoada por ter tido a oportunidade de criar um espaço sagrado que reúne as pessoas para a adoração», confessou Sumaya.
F. Gerry O’Leary
T. Redação
F. Gerry O’Leary