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BMW X6 M Competition

Poderoso e híbrido

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As mudanças estéticas não são muito marcantes, mas foram suficientes para lhe dar uma presença ainda mais forte na estrada. Já as alterações na fisionomia são evidentes e não escapam aos olhares mais atentos. O desportivo é dos primeiros M com eletrificação, recebendo o sistema híbrido-leve de 48 volts no motor 4.4 V8. E, em estreia, os faróis LED matriciais com o sistema antiencadeamento Selective Beam.
Depois de apresentar o redesign das versões ‘normais’ do X5 e X6, a BMW mostrou agora as mudanças visuais e mecânicas que introduziu nas versões M Competition dos seus SUV. Os desportivos são os primeiros M com eletrificação.
Visualmente, as mudanças seguem o que já tinha sido visto na dupla acima referida. A dianteira recebeu faróis mais finos e para-choques com linhas mais retas, identificando a linha M Competition com uma grande faixa preta. As barras da grelha duplo rim são agora horizontais, a reforçarem o desenho do para-choques frontal com entradas de ar mais proeminentes. Os faróis LED matriciais são uma estreia, com um sistema antiencadeamento Selective Beam. A traseira mantém-se quase inalterada, distinguindo-se o redesenho do difusor e dos farolins.
A presença mais pujante na estrada é ainda reforçada por novas jantes em liga leve (21 polegadas à frente e 22 atrás) e pelas molduras dos espelhos em fibra de carbono. A bordo, estreia o Curved Display da BMW, que junta o visor de instrumentação de 12,3 polegadas ao ecrã infoentretenimento com 14,9 polegadas. Uma instalação que obrigou a repensar o desenho do tabliê, fazendo assim desaparecer os botões analógicos.
O motor V8 4.4 biturbo tem um novo coletor de escape, uma nova admissão, melhor controlo de pressão dos turbos e uma nova bomba de óleo. 
O sistema integrado na caixa automática de oito relações dá agora mais 9 kW (12 cv) e 200 Nm de forma momentânea aos 625 cv e 750 Nm originais. Chega aos 100 km/h em 3,9 segundos e ainda que a velocidade máxima esteja limitada aos 250 km/h, com o pacote M Driver, essa barreira eletrónica é levantada para bater nos 290 km/h.
Como um verdadeiro M, este novo X6 recebeu uma suspensão com amortecedores melhorados, direção mais direta e diversas configurações de condução, com níveis de atuação do controlo de tração e estabilidade, e freios de carbono-cerâmica para modular a ação do pedal, conforme o modo de condução escolhido. Unido ao diferencial traseiro ativo, o sistema de tração permite que as reações do SUV e do SUV coupé sejam ainda mais rápidas e precisas.
BMW X6 M Competition revela-se assim um brinquedo muito interessante que tem um preço base de 231 mil euros.
T. Filomena Abreu
F. Direitos Reservados