Apresentamos-lhe
o recente Ferrari 296 GTB, um modelo furiosamente complexo. Se está
desejoso por ouvir o rosnar do novo modelo da marca italiana, conheça antes as
suas características, uma vez que poderá ser desafiante dominá-lo.
Ferrari 296 GTB
Velocidades furiosas
Com
o formato Gran Turismo Berlinetta, o novo híbrido da Ferrari incorpora
um motor de combustão de 663 cv e um motor elétrico de 167 cv. Esta fusão
resulta numa potência de 830 cv, atingindo, em menos de três segundos, os 100 km/h
e, em menos de oito, os 200 km/h. Com 4,56 metros de comprimento, o híbrido plug-in
permite locomoção elétrica que, durante esse modo, atinge a velocidade máxima
de 135 km/h e uma autonomia de 25 quilómetros. Contém um motor V6biturbo
e exibe formas exteriores que destacam a musculação dos flancos traseiros,
assim como o posicionamento do habitáculo. Tem, até à atual história da Ferrari,
a distância mais curta entre os eixos, proporcionando uma maior rapidez de
inserção nas curvas.
Um modelo furiosamente complexo
Um modelo furiosamente complexo
Trata-se
de um modelo com veia futurista, embora não seja o primogénito híbrido plug-in
da coleção, visto que esse feito cabe ao modelo SF90 Stradale. Ainda
assim, é uma estreia da marca, se contarmos com a componente da eletrificação. A
vertente tradicional da Ferrari tentará sempre invocar a combustão interna, mas
a evolução impõe-se no caminho, o que obriga à sua readaptação na construção de
novos modelos. E, de facto, o 296 GTB é uma unidade quase feita do zero.
O ângulo entre as bancadas de cilindros, de 120º, é mais aberto, quase flat.
Os turbos são reforçados para que o rotor gire até 180.000 rotações por
minuto, tendo 24% de eficiência. E, para uma experiência intensa, o carro
possui ainda os quatro modos de condução – eDrive, Hybrid, Qualify
e Performance.
São
os traços elegantes e minimalistas que fazem do Ferrari 296 GTB o
protagonista do momento. Foram deixados de parte os elementos ruidosos, os
vincos e dobras, apostando-se em dianteiras baixas, faróis em forma de losango,
para-lamas traseiros alargados e o elemento identitário imprescindível: a
silhueta elegante comum a toda a família italiana.
Em chamas, o novo modelo anda por aí, há procura de alguém que se atreva a domesticá-lo.
Em chamas, o novo modelo anda por aí, há procura de alguém que se atreva a domesticá-lo.