Villas&Golfe Angola
· Gestor, CEO New Rayde · · T. Joana Rebelo · F. Edson Azevedo

Pedro Santos

«Não é tarefa fácil fazer uma marca singrar num mercado complexo»

PMMEDIA Pub.
Os voos longos já não têm de ser experiências desconfortáveis, nem tão pouco stressantes. Com a New Rayde, as filas longas do controlo de segurança tornam-se curtas. As malas tornam-se fáceis de transportar. O carro deixa de ser um problema, já que garantem transporte até ao aeroporto. No fundo, uma conjuntura favorável a um voo tranquilo, ideia materializada pelo jovem empresário Pedro Santos, há 12 anos. A todas as aeronaves que visitam Angola, a empresa dá resposta com os seus serviços de assistência em terra segura. Mas não só. Lisboa já é um mercado de atuação e avizinham-se parcerias e projetos futuros, segundo o CEO. Segue-se uma conversa pragmática, que dificilmente é conseguida por outros, já que Pedro preserva o low profile que lhe é tão característico. 

A New Rayde nasce em Angola, em 2011. O projeto surge perante uma necessidade do mercado? 
A New Rayde é uma empresa certificada pela Autoridade Nacional da Aviação Civil Angolana e tem como core business a assistência em terra, em especial de aeronaves de pequeno e médio porte. Neste âmbito, começou a desempenhar o serviço de acolhimento a passageiros um pouco antes da pandemia. Respondendo à questão, o projeto surge de uma necessidade pessoal. Via-me constantemente em situações de embaraço devido aos quilogramas a mais nas malas que trazia de Lisboa para Luanda. Todo aquele processo de organizar, pesar, embalar e despachar é uma aflição, em especial para quem viaja em família. Foi nessa altura que comecei a pensar numa solução para esse tipo de situações, de forma a servir como uma assistência financeiramente rentável.  

Quais são os valores e a missão da empresa? 
Os valores são as pessoas que trabalham comigo há mais de 10 anos e que tornam natural o processo de transmissão de valores e princípios. A nossa entrega, dedicação, humildade e simpatia fazem a diferença. Não somos perfeitos, mas trabalhamos diariamente com o objetivo de melhorar. A New Rayde tem como missão prestar um serviço sério e de qualidade. Dá-nos imensa satisfação ouvir «já não consigo viajar de outra forma». 

No início, impuseram-se muitos desafios no processo de operacionalização da marca?
Os desafios ainda tendem a impor-se, pelo que são diários. Não é tarefa fácil fazer uma marca singrar num mercado complexo como o nosso. Temos muitas situações impostas ao mercado, que dificultam o processo de operacionalização e evolução da empresa, daí a resiliência que caracteriza o povo desta terra. O ganho encontra-se nos atos de insistir, aceitar e corrigir os erros, para depois aperfeiçoar. 

Quais são os serviços de acolhimento que a empresa engloba?
Executamos três tipos de acolhimento: o EXTRA VIP; o VIP e o NORMAL. O serviço de chegadas EXTRA VIP inicia na placa e termina no lado terra, que é a parte exterior do aeroporto; o VIP começa na área da emigração e finda no lado terra e o NORMAL parte do pós-emigração até ao lado terra. O mesmo serviço é efetuado para o embarque. A New Rayde partilha, pois, de um serviço de recolha de bagagens e passageiros que atenua o peso que é viajar para destinos com mais de seis horas de voo.

«Não é tarefa fácil fazer uma marca singrar num mercado complexo»
Vê na abertura do novo Aeroporto Internacional Agostinho Neto, em Luanda, uma grande oportunidade de crescimento para a New Rayde?
Sem dúvida, visto que poderá ser uma ótima oportunidade para destacar os nossos serviços. Embora o Novo Aeroporto seja moderno e facilite, consequentemente, a mobilidade dos passageiros, o serviço de acolhimento é fundamental para um passageiro corporate ou para aquele que procura um serviço diferenciado. A distância do aeroporto ao centro da cidade será um ponto de venda. Julgo ser uma mais-valia para o passageiro ter um serviço de recolha de bagagens e passageiros associado a um acolhimento e acompanhamento. 

Apesar de atuar a nível nacional, a marca também faz cobertura no exterior. Fale-nos da aposta na internacionalização.
Já temos a New Rayde a operar em Lisboa desde 2018 e, em breve, em Maputo, assim que finalizarmos o processo de certificação junto do Instituto de Aviação Civil de Moçambique (IACM). Em mercados onde podemos ter a marca representada, vamos sempre optar por estar 100% presentes. Em mercados onde achamos que uma parceria possa funcionar melhor, assim o faremos. Temos parcerias que estão na forja, mas os detalhes serão revelados na altura certa. 

O que é que faz do Pedro um gestor de sucesso?
Ser uma pessoa humana, saber ouvir e mostrar-me disponível. Sempre quis que toda a equipa tivesse acesso direto à direção da empresa, aliás, temos uma pirâmide muito baixa na nossa organização. Opto também por uma comunicação fluida, de forma a encurtar o tempo de resolução de eventuais problemas. 

A discrição e o low profile são também características presentes na sua vida pessoal?
Sou uma pessoa muito caseira e dou extrema importância à privacidade da minha família. Ter uma esposa e filhos de quem me orgulho preenche o meu ser. Julgo ser o espelho da New Rayde, que não faz muita publicidade, mas que prima pela essência. 
T. Joana Rebelo
F. Edson Azevedo