Villas&Golfe Angola
· Economia & Negócios · · T. Redação · F. Nuno Almendra

Ricardo Marfim dos Santos

«Angola é um país de futuro»


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Chegou a Angola em 2011. Um país novo e de realidades diferentes das que habitualmente conhecia. Ricardo Marfim dos Santos iniciou funções como diretor comercial na Tecnovia Angola, empresa que desde 2019 lidera como diretor-geral e CEO, mas antes disso passou pela casa mãe – a Tecnovia Portugal –, onde começou, em 2002, como diretor de obra. Em 2010, aceitou abrir uma estrutura em Timor-Leste. Um ano depois, o desafio tornou-se ainda maior quando disse «sim» ao convite para voar até Angola – país que acarinha. É formado em Engenharia Civil, com Pós-Graduação em Management & Business Consulting e, hoje, faz um pouco de tudo. À frente da gestão da empresa, procura manter as pessoas motivadas, tendo por base a boa conduta da ‘casa’. Este é o papel do líder e mentor – fazer valer os valores, a cultura e a génese familiar da Tecnovia – empresa que celebra 30 anos a 12 de junho. Tenta promover junto dos seus colaboradores o work life balance, embora assuma que tem dificuldade em praticá-lo na sua vida pessoal.
A Tecnovia Angola foi constituída em 1992. Que papel tem assumido a empresa no desenvolvimento e crescimento do país e das suas gentes?
Essencialmente, tem participado ativamente na construção do país. Desde a sua criação, em 1992, tem-se focado no setor das obras públicas, tendo participado em diversos projetos de construção e reabilitação nas mais diversas áreas, desde infraestruturas e obras de arte (estradas, pontes, túneis, etc.) a obras de construção civil. Podemos afirmar que fazemos parte da história de Angola.

Iniciaram a atividade com obras de infraestruturas e assim se mantêm até hoje. Falamos de muitas obras públicas?
Sim, somos claramente uma empresa de obras públicas, mas também de construção civil. Atuamos maioritariamente no setor público. Construímos centenas de quilómetros de estrada, pontes, viadutos, obras portuárias, aeroportuárias. Em suma, um pouco de tudo o que encaixa no setor público e que impacta diretamente na vida das pessoas. Gostamos de sentir que as comunidades beneficiam daquilo que fazemos.

O que foi, é e será, a Tecnovia em Angola?
Existe um elo comum e transversal à linha do tempo que é a confiança. Os nossos clientes sentem que podem confiar na Tecnovia. Queremos que o bom nome perdure e sejamos reconhecidos como uma empresa credível e de qualidade. Aquilo que será, só o futuro nos dirá, mas acredito que cresceremos sustentavelmente. Não estamos focados apenas no crescimento em termos de dimensão, mas também na consolidação das nossas valências e valores, para que o processo de melhoria contínua possua uma forte representatividade junto dos nossos stakeholders.

Que balanço faz dos últimos dois anos, tendo em conta que falamos de dois anos pandémicos. E como superou a Tecnovia a crise da COVID-19?
Os efeitos da pandemia ainda se fazem sentir. No entanto, aprendemos muito. Penso que também nos trouxe algo positivo, apesar de toda a conotação negativa associada. Foram momentos críticos, sobretudo para aqueles que perderam vidas humanas. Felizmente, nós não tivemos qualquer baixa a registar. Aprendemos a lidar com a mudança de forma abrupta, o que nos trouxe outras valências e nos deixou mais bem preparados para lidar com as adversidades. Houve a necessidade de nos adaptarmos rapidamente e essa capacidade ajudou-nos a superar as dificuldades com agilidade. Agora, é um facto, afetou-nos negativamente em termos de negócio. Houve um desinvestimento público considerável, e a Tecnovia, atuando praticamente no setor público, acabou por sofrer essas consequências. Contudo, mantivemo-nos firmes. 
«As pessoas usufruem daquilo que nós fazemos»

Quais as vossas principais obras em Angola? E em que províncias estão mais presentes?
Estamos presentes, atualmente, em oito províncias, mas podemos mobilizar-nos para qualquer uma das 18. Já estivemos presentes em algumas onde não estamos hoje, e iremos estar certamente noutras onde nunca estivemos. Possuímos uma capacidade de mobilização e de recursos internos que permite diferenciar-nos da maior parte da concorrência. Executámos obras que as pessoas identificam assim que falamos delas, dentro e fora de Luanda. Uma dessas obras é a outrora conhecida «Ponte Molhada», que não sendo a mais complexa, todos conhecem. Atualmente estamos a executar um projeto muito importante, cuja inauguração está prevista ainda para este ano, o Nó de Talatona – um desnivelamento de vias com dois túneis e uma rotunda de grande dimensão, que vai reformular radicalmente o trânsito em Luanda. Esta é uma obra extremamente importante para a cidade e também para o país. Pelo caminho, executámos outras igualmente importantes. Apenas a título de exemplo, uma ponte no Cuito Cuanavale, província de Cuando Cubango, no local onde se desenrolou o maior confronto militar da guerra civil Angolana, ou a construção do Aeroporto Manuel Quarta Punza, no Uíge. 

Em termos de recursos humanos, qual o vosso processo de formação?
A Tecnovia conta hoje com cerca de mil colaboradores em Angola. Perto de cem são expatriados, mas a ideia passa por reduzir paulatinamente o rácio da força de trabalho estrangeira. A formação interna dos nossos colaboradores angolanos é uma prioridade. Temos assinados protocolos de colaboração com a faculdade de engenharia da Universidade Agostinho Neto e com o RETFOP – um projeto executado pela cooperação portuguesa, com financiamento da União Europeia, destinado a revitalizar o ensino técnico e a formação profissional. O objetivo é estabelecer cooperações bilaterais no sentido de não só absorver alunos finalistas, mas também contribuir e partilhar, em termos técnicos, o nosso conhecimento e experiência.
Não se tem revelado fácil recrutarmos quadros técnicos quer nacionais, quer expatriados. Temos contratado colaboradores que se formaram em Angola e outros em Portugal, mas efetivamente notamos que existe uma crescente dificuldade em conseguir reter quadros, principalmente os formados em Angola. Existem lacunas que têm de ser urgentemente sanadas, razão pela qual acredito que as empresas desempenhem um papel fundamental na formação e na cooperação com as entidades educativas.

Apoiam também iniciativas de caráter cultural e social, principalmente associadas à educação. Como lidam com os problemas sociais que vos rodeiam enquanto empresa em Angola?
Não podemos ser indiferentes ao local onde atuamos. Apesar de possuirmos raízes culturais europeias, pois fazemos parte de um grupo português, operamos em Angola e consideramo-nos uma empresa angolana. Assim, achamos que a empresa deve ter um papel ativo ao nível da responsabilidade social, sendo nosso dever contribuir para o benefício direto das comunidades, não só através das obras que executamos, mas também através do nosso conhecimento, do nosso esforço pessoal, em prol das pessoas e, nalguns casos, em regime de voluntariado. Fazemo-lo há anos, para melhoria das condições humanas e de educação, mas não fazemos disso grande bandeira, não publicitamos, porque o importante é a intenção e o compromisso de o fazer.
Como é continuar a investir numa economia em recessão, quando muitas empresas fecharam as portas?
É desafiador e arriscado. Mas é efetivamente nestes momentos que podem surgir as maiores recompensas, para aqueles que acreditam e que apostam forte. Esta não é a primeira vez que passamos por dificuldades deste tipo. Talvez seja aquela que mais tempo tem durado, não sendo, no entanto, possível prever a sua duração. Mas já passámos por várias, já as superámos e saímos reforçados. Pensamos que, apesar de Angola sofrer já com vários anos em recessão, este ano se registe um crescimento económico. Este deverá ser «o ano da viragem», e a Tecnovia acredita estar bem posicionada para participar desse expectável crescimento. 

Angola é um país de futuro?
Sem dúvida. Há imenso trabalho para fazer a todos os níveis e em quase todos os setores da economia. Existem boas perspetivas. Basta circular em Angola para ver a quantidade de crianças que existe. Portanto, pessoas do amanhã, com uma força de trabalho tremenda, contrariamente à maior parte dos países europeus, cuja demografia é hoje um problema grave. Considero, portanto, que Angola é claramente um país de futuro.

As vossas obras são essencialmente públicas. Como tem lidado com as fragilidades, ao nível financeiro, do setor público?
Os constrangimentos de ordem financeira representam hoje a nossa maior dificuldade, condicionando a operação e a estratégia de negócio, nomeadamente no que concerne a investimentos. Apesar de, nos últimos anos, termos vindo a apostar no mercado do setor privado, estamos ainda fortemente dependentes dos pagamentos do setor público, pelo que a gestão da tesouraria e das responsabilidades financeiras nos consome imenso tempo e recursos, essenciais para a realização de outras tarefas.

Qual a vossa estratégia para África, para lá de Angola?
Já foi equacionado, há alguns anos, Angola funcionar como um hub para a expansão do negócio da Tecnovia na África Austral. Angola foi o primeiro país fora de Portugal onde a Tecnovia investiu há 30 anos. Desde então, fizemos algumas prospeções nos países vizinhos, como nos dois Congos, Namíbia, África do Sul, entre outros, mas o agravamento da crise económica e a dificuldade em adquirir divisas, para fazer face a pagamentos no exterior, não permitiu que avançássemos. Hoje mudámos um pouco a nossa estratégia. Posso dizer-lhe que iremos iniciar, muito em breve, uma operação no Uganda e que estamos muito atentos a outros mercados onde seja possível expandir a nossa atividade. Já tivemos atividade em Marrocos e estamos presentes também em Cabo Verde.

«Queremos que o bom nome perdure e sejamos reconhecidos como uma empresa credível»
Qual a sua opinião sobre esta nova crise da guerra na Europa que está a causar uma escalada nos preços das matérias-primas e até escassez?
Em Angola é uma questão paradoxal. Apesar de os preços já se fazerem sentir nas importações nos mercados europeus, Angola apresenta ainda uma forte dependência das receitas do petróleo, estando o mesmo em alta neste momento. Ou seja, se por um lado, sofremos as consequências das importações serem mais caras, no que toca a transportes marítimos e aéreos, por outro, o país tenderá a ganhar com a subida do preço do petróleo. Portanto, não é possível, neste momento, perspetivar, a curto prazo, o que poderá acontecer, nem em Angola, nem na nossa atividade, até porque prefiro manter uma opinião neutra, em que se perde, por um lado, mas em que, por outro, podemos eventualmente registar uma alavancagem da economia que permita ao Estado reforçar os seus investimentos públicos.  

Considera que o mercado angolano valoriza critérios como a qualidade de construção, eficiência energética, sustentabilidade e soluções técnicas inovadoras?
Diria que se começa a considerar esses fatores como algo essencial. Já se olha para estes temas com a naturalidade com que, na Europa, os mesmos são tratados. Angola é ainda um país jovem, com pouco menos de 50 anos pós-independência e, portanto, qualquer mudança que ocorra num mercado mais desenvolvido é importada praticamente de imediato para o país. Existe, porém, um longo caminho para percorrer. Independentemente disso, temos como princípio, no caso da Tecnovia, aplicar os standards da indústria, reconhecidos a nível mundial. Somos uma empresa certificada, operamos em mercados em que a qualidade é uma condição indiscutível, assim como a sustentabilidade que, cada vez mais, tem um peso fundamental na economia. Recordo que, há 20 anos, as preocupações com segurança e ambiente ainda eram algo incipientes. Em Angola, estes conceitos estão perfeitamente interiorizados, sabendo que há ainda muito por fazer. Quem investir na implementação destas componentes, quer sejam empresas diretamente ligadas a essas áreas ou empresas que, como a nossa, as utilizam como forma de apoio à sua gestão, está certamente no bom caminho.

E como vê a Tecnovia daqui a dez anos?
Certamente uma das mais reconhecidas, não necessariamente em termos de dimensão, mas pela sua credibilidade, pela qualidade daquilo que fazemos, pelo empenho dos seus colaboradores. Sabemos que a imagem da empresa é transmitida em primeira instância pelos nossos colaboradores, pelo que, se não conseguirmos passar a nossa mensagem, a nossa cultura e a nossa forma de estar no mercado, não conseguiremos certamente passar essa credibilidade ao cliente.  

E quem é o Ricardo fora do mundo da gestão da Tecnovia?
 
Sempre contestei a ideia das pessoas que são workaholics, mas efetivamente dou por mim – uma vez que vivo sozinho em Angola (a família está em Portugal) –, nos poucos tempos livres – que se resumem praticamente ao tempo do jantar e aos fins de semana –, a trabalhar, entre visitas a obras e respostas a emails. Acabo por não ter um período reservado para fazer desporto e conviver, pois passo o meu tempo quase sempre a trabalhar ou a pensar no trabalho. Quando se faz aquilo de que se gosta, efetivamente, perde-se a noção do tempo. E o facto de ter a família longe dá-me abertura para me focar no trabalho. Por vezes, dou por mim a enviar mensagens às onze da noite, algo que abominava completamente.
T. Redação
F. Nuno Almendra