Villas&Golfe Angola
· Gestor, CEO Tecnovia Angola  · · T. Joana Rebelo · F. Edson Azevedo

Ricardo Marfim dos Santos

«Trajeto ascendente, sustentado em qualidade»

PMMEDIA Pub.
Recuemos 12 anos. De malas na mão, Ricardo Marfim preparava-se para apanhar um voo rumo ao continente africano, num desafio laboral que o nomeara diretor comercial da Tecnovia Angola. Em Portugal, a vida estava organizada: família, estabilidade e pátria. Mas quem o conhece sabe da ânsia por aventuras e do desejo por evolução, características que talvez o tenham conduzido ao cargo atual de CEO da Tecnovia em território angolano. Hoje, decide fazer a vida entre Portugal e Angola, mostrando-se grato ao povo que o acolheu no país de terra quente. Segue uma conversa sem filtros, onde Ricardo, Angola, Tecnovia e liderança se cruzam numa perspetiva visionária. 
Como descreve a performance do grupo Tecnovia Angola no setor da construção?
Em Angola, a Tecnovia tem vindo a assumir um papel cada vez mais destacado no setor da construção, tanto ao nível do privado, como das obras públicas. A concretização de projetos de alto nível, e com interesse relevante para os clientes e para a sociedade, tem-nos conferido o reconhecimento e a notoriedade que muito nos orgulha, pois assenta na cultura e valores do grupo, que preservamos e fazemos questão de relevar, tanto na imagem que ostentamos, como nas ações que diariamente desenvolvemos. Por isso, atualmente, somos reconhecidos pela nossa capacidade de execução, credibilidade, compromisso e qualidade, o que se traduz num trajeto ascendente, sustentado em qualidade e não em quantidade. 

Faz quatro anos desde que ascendeu ao cargo de CEO da empresa em território angolano. Como estava a organização quando a encontrou e de que forma tem contribuído para a sua evolução até hoje?
As linhas orientadoras do grupo são desenhadas a médio/longo prazo, existindo uma sequência de ações que necessitam de ser asseguradas para garantir a concretização dos objetivos. Acompanho (diretamente) a operação em Angola há, praticamente, 13 anos, pelo que foi relativamente fácil perceber o caminho que teria de ser delineado quando assumi a liderança da empresa. Conhecendo e assimilando o passado, gere-se melhor o presente e prepara-se melhor o futuro. A evolução terá sempre de ocorrer. Não nos podemos desligar do mundo onde vivemos, porque ele está em constante mudança. Aliás, «mudança» é a palavra que nos tem servido de mote para atingir o sucesso enquanto pessoas e organização. É precisamente este o campo onde mais esforços empregamos, com vista a tornar os nossos colaboradores confiantes para vencer as adversidades que lhes vão sendo colocadas diariamente. 

Angola é um país desafiante para se investir? 
Sem dúvida! Angola, como qualquer outro país, oferece oportunidades em troca de risco. Quanto maior o potencial de sucesso, maior o risco. Percebendo e aceitando este binómio, estão criadas as condições-base para prosperar. Angola é um país de inúmeras possibilidades para se ser bem-sucedido, em qualquer área ou setor de atividade. Existem imensas carências e, apenas por este motivo, desafios que trazem oportunidades interessantes. No entanto, tem de se desconstruir a imagem que foi criada no passado, de que Angola era um El Dorado e que bastava aparecer para enriquecer. Angola é um país de futuro, com um potencial enorme em termos de recursos naturais, com uma população jovem em crescimento e um curioso orgulho de nação que, oportunamente aplicado, pode fazer de Angola uma das maiores potências (se não mesmo a maior) de África na próxima década. 

O que é que deve ser introduzido no país angolano, para que, de facto, se resolva a escassez de talento? 
O talento existe, mas tem de ser interiorizado pela governance das organizações, com compromisso e de forma a criar oportunidades para que as pessoas possam demonstrar as suas valências e capacidades. Com o devido acompanhamento, tutoria ou formação de proximidade, acredito que um colaborador possa evoluir e, quem sabe, tornar-se talento.No entanto, entendo também que algo deva ser feito para alterar este paradigma. Deve começar-se por um forte e continuado investimento no setor da educação, onde há uma preparação devida dos mais novos (desde o ensino primário), de forma a evitar que cheguem ao ensino universitário com lacunas graves de matérias basilares, essenciais para um potencial talento futuro.

«Angola é um país de futuro»
Quais são os principais desafios em gerir equipas intergeracionais?
Este é um tópico extremamente importante e complexo. De uma forma resumida, convém perceber e aceitar as especificidades e diferenças de cada geração, assumir que é algo que existe no presente, e não uma preocupação apenas de futuro. Depois de se conseguir entender o que une e divide as várias gerações, tem de se criar uma cultura de respeito, onde se tira o que de melhor há em cada uma delas, aceitando as vantagens e desvantagens de umas, em comparação com outras. Entendo que seja fundamental adaptar a forma de comunicar, pois não estamos perante um modelo one size fits all. Do mesmo modo, deve criar-se uma cultura de proximidade, envolvendo colaboradores de diferentes gerações em idênticos patamares de responsabilidade (hierarquias). Desta forma, acelera-se o processo de integração geracional. 

Como promover ambientes mais felizes no seio organizacional?
Diria que depende totalmente da vontade dos colaboradores e da sua formação pessoal. Boa parte das horas do dia são passadas em ambiente laboral e, neste sentido, a promoção de um bom ambiente de trabalho, com energia positiva, boa moral e aquilo a que costumo chamar de «descontração formal», faz de cada dia um dia agradável para se produzir.
Tratar cada colaborador como uma pessoa, como um membro da equipa, faz com que haja um cuidado pessoal que muitas vezes supera a questão salarial. Todos nós gostamos de ser tratados de forma especial e única, aliás, este é o espírito que advém da matriz familiar ainda presente no nosso grupo, e que fazemos questão de manter através de pequenos gestos que fazem toda a diferença. Aqui, entram em ação as soft skills que, aliadas a uma boa gestão de inteligência emocional, resultam num ambiente motivador e agradável. 

É de origem lusa, mas atualmente vive em Angola. O que é que o país lhe tem ensinado?
Apesar de existirem laços culturais muito fortes entre os dois países, Angola tem particularidades muito interessantes e que são próprias de países africanos. Estas caraterísticas carecem de um tempo de habituação (sobretudo para quem é oriundo de outros continentes), mas, quando entendidas, oferecem um cardápio de vivências únicas que, complementadas com a formação portuguesa (no meu caso), enriquecem a experiência de vida.
A saudação diária, o formalismo no trato e o respeito pelos mais velhos são, a título de exemplo, caraterísticas/valores que em Angola prevalecem e que muito aprecio. A resiliência, essencial para ser bem-sucedido, e a gestão de expetativas e de ansiedade são ensinamentos que aqui adquiri e desenvolvi. Tenho o privilégio de ter sido muito bem recebido por Angola e pelos angolanos, país e povo que muito estimo. Respeito é, na minha opinião, a base para qualquer relação, assim como a predisposição para nos adaptarmos a qualquer ambiente. 

O que diria à pessoa que vê no espelho?
A pessoa que vejo no espelho acredita que nada é impossível e que, se sonhar e projetar os seus sonhos, é capaz de atingir os objetivos. É alguém que também acredita e reconhece que nada se consegue sozinho. Posso dizer que devo o que sou à minha família e às equipas que me apoiam e que trabalham diariamente comigo. A educação proporcionada pelos meus pais, o apoio incondicional e permanente da minha mulher e o trabalho das minhas equipas são fatores que me fazem sentir orgulhoso e privilegiado.
Por isso, vejo ao espelho o peso da responsabilidade e o dever de aproveitar cada dia para fazer algo diferente e meritório da responsabilidade que me foi confiada.
T. Joana Rebelo
F. Edson Azevedo